Apresentando Contos

/
26fev2014

Apresentando Contos

  • By Decifra Comunicação
  • 4 Tags
  • 0 Comments

O ensino-aprendizagem de produção de texto dos gêneros revê o verdadeiro papel de professor de“Redação”, não mais visto como um especialista em textos científicos ou literários, distante da  realidade e da prática de produzir texto do aluno,  mas como alguém que trabalha nas diversas  modalidades textuais, orais e escritas.

Assim, o espaço da sala de aula é transformado em uma verdadeira oficina de textosdiversificados, o que é concretizado através do uso de varias estratégias, usadas pelos professores nas escolas como a construção de um jornalzinho quinzenal ou mensal coletivo, enviar uma carta  a alguém distante, realizar entrevistas, produzir contos, etc.

Desse modo,produzir textos é democratizado: todos os alunos devem aprender a escrever todosos tipos de texto, inclusive conto.

É possível que um aluno, ao se apropriar do ato de ler e produzir contos, passe a produzir textosmuito mais criativos e ser um argumentador em textos argumentativos orais (debates) e escritos.

Foi buscando atingir esse objetivo, que a turma do 9ºs anos após realizarem um trabalho de estudo dos contos em sala de aula, produziram e apresentaram aos 8ºsAnos no dia 19 fevereiro um belíssimo trabalho  sobre contos de terror, e o resultado foi surpreendente.

Parabéns alunos do 9ºAno !

Profª. Keyssiane Alencar

COMMENTS