Dia “D” da Leitura

/
06fev2014

Dia “D” da Leitura

  • By Decifra Comunicação
  • 9 Tags
  • 0 Comments

Projeto: Descobrindo o Prazer da Leitura e da Escrita

 

Justificativa

           De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM, 2002), no estudo e apreensão da língua, a leitura se coloca como um  processo ativo de compreensão do texto e procede do todo para as partes. Esse estudo tem como um dos seus principais focos de abordagem a reconstrução de realidades específicas do cotidiano escolar, resultando em um trabalho com a linguagem relacionado ao dia a dia da escola e voltado para as práticas sociais. Esse trabalho oportuniza aos alunos condições favoráveis para o seu desenvolvimento com base nas quatro habilidades básicas e imprescindíveis para sua formação como usuário da língua: falar/ouvir, ler/escrever.

            É fundamental que o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa se oriente por uma metodologia subordinada ao estudo da linguagem, numa perspectiva sociointeracionista.

            A partir dessa compreensão, esse projeto busca, através de um trabalho em conjunto, participativo e comprometido em ajudar a comunidade escolar, desenvolver, no aluno, não somente a competência de produzir textos orais e escritos, mas também, ler/interpretar textos escritos na língua materna, bem como estimular o gosto pela leitura e pela escrita, possibilitando que este se torne leitor e escritor reflexivo e crítico participante de forma ativa da sociedade em que se encontra inserido.

 

 

Objetivo Geral

  • Despertar o prazer pela leitura para a formação de leitores e escritores competente.

 

Objetivos Específicos

  • Motivar o hábito da leitura;
  • Desenvolver habilidades de leituras de textos verbais, não verbais e de linguagem mista;
  • Promover o dia D – Dia da leitura;
  • Levar o aluno a produzir diferentes tipos de gêneros textuais;
  • Desenvolver a habilidade em escrita;
  • Levar os alunos a participar de seminários, sarau, mostra de teatro, contação de histórias, etc;
  • Conhecer diferentes autores e suas obras;
  • Levar os alunos a participar dos miniprojetos: Poesia para todos, A Taça do Meio Ambiente é nossa e  De conto em conto;
  • Motivar os alunos a participar da culminância do projeto: Noite Literária.
COMMENTS