Experiência Digestão – 4º ano (Laboratório)

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27fev2014

Experiência Digestão – 4º ano (Laboratório)

  • By Decifra Comunicação
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No CSCJ os alunos são incentivados a pesquisar e idealizar coisas totalmente novas para produzir conhecimentos.

A turma do 4º ano foi conhecer um ambiente fascinante: o Laboratório de Ciências. Lá, junto com a professora Narcisa, eles foram desafiados a realizar uma experiência científica. Afinal, todos nós somos ou temos um pouco de cientista, pois estamos sempre investigando tudo o que acontece ao nosso redor e usamos nossa criatividade para descobrir o porquê das coisas.

Visando aprimorar ainda mais os conhecimentos de nossos alunos, propondo sempre colocar em prática tudo aquilo que facilite o entendimento e a compreensão deles, teve uma aula prática no Laboratório de Ciências.

No primeiro momento houve a observação de cada parte do Laboratório e em seguida, realizamos uma experiência sobre a digestão do amido para finalizar a Unidade 1 de Ciências: A alimentação e a digestão. Foi um momento de descobertas, de aprendizagem e de grande encantamento, diferente de tudo o que tinham apreendido até agora. Todos muitos entusiasmados para conhecer mais um ambiente de aprendizagem existente no CSCJ e com toda euforia realizamos a experiência.

Após a visita ao Laboratório retornamos para a sala de aula onde fomos resolver o exercício para melhor fixação de tudo que aprendemos lá.

O amido é uma substância presente em muitos alimentos, principalmente em vegetais. Para detectar a presença de amido nos alimentos, pode-se utilizar um líquido marrom, chamado iodo. Ao entrar em contato com o amido, o iodo muda de cor, tornando-se azul-escuro.

A digestão do amido é iniciada na boca, onde a saliva o transforma em outra substância. Essa nova substância não altera a cor do iodo.

Segue o passo a passo para você também realizar a experiência. Lembre-se: Realize a experiência sempre acompanhado (a) por um adulto. Boa experiência.

 

 

O que você vai fazer

Verificar a presença de amido em alguns alimentos.

Verificar a ação da saliva sobre o amido.

 

 

Material

–  4 copos de plástico transparente

–  Tintura de iodo

–  Água

–  Colher de chá

– Conta-gotas

– Saliva humana

–  Batata crua ralada ou cortada em pedaços pequenos, ovo cozido picado (essa parte deve ser preparada pelo professor/adulto para que você não se machuque), amido de milho, biscoito sem recheio quebrado em pedaços.

 

 

Como você vai fazer

1.       Coloque um pouco de água nos quatro copinhos (um quarto da capacidade do copo).

2.       Coloque em cada copo uma colher de chá de um dos alimentos. Misture bem.

3.       Acrescente, com o conta-gotas, uma gota da tintura de iodo à mistura em cada copo. Observe o que acontece.

4.       Coloque uma colher de chá de saliva em cada um dos copos. Aguarde 20 minutos. Observe o que acontece.

 

 

MAIS INFORMAÇÕES

  • Composição da saliva

Quimicamente, a saliva é 99,5°/o água e 0,5°/o solutos. Um dos solutos é a enzima digestiva amilase salivar, que inicia a digestão do amido na boca. A água fornece um meio para dissolver os alimentos, de modo que eles possam ser degustados, e para iniciar as reações digestivas. O muco na saliva lubrifica o alimento, para que ele possa ser facilmente deglutido. […]

Secreção da saliva

                A saliva, a secreção da saliva, está totalmente sob controle nervoso. […]

O alimento estimula as glândulas a secretarem intensamente. Sempre que um alimento é degustado, cheirado ou tocado pela língua, ou mesmo quando pensamos nele, os impulsos […] aumentam a secreção da saliva. A saliva continua a ser secretada intensamente por algum tempo após o alimento ser deglutido. Este fluxo lava a boca, além de diluir e tamponar os resíduos químicos de quaisquer substâncias irritantes.

                                                                                      TORTORA, Gerard J. Corpo humano: fundamento de anatomia e fisiologia.         4. Ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. P. 436-437.

Tia Narcisa e alunos do 4º ano

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