Quaresma

/
06mar2014

Quaresma

  • By Decifra Comunicação
  • 4 Tags
  • 0 Comments

A Quaresma é um período de 40 dias que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos.  É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual, tempo e preparação para o mistério Pascal de Cristo. Na Quaresma Cristo nos convida a mudar de vida é um tempo de perdão e de reconciliação fraterna. Os exercícios do jejum, da oração e da penitência e da esmola nos abrem silenciosamente para o encontro com Aquele que é plenitude da vida, com Aquele que é a luz e a vida de toda pessoa que vem ao mundo. (Jo 1,10).

No caminho de conversão quaresmal, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos apresenta a Campanha da Fraternidade como itinerário de libertação pessoal, comunitário e social. Tráfico Humano e fraternidade é o tema da Campanha para a Quaresma em 2014.  O Lema é inspirado na carta de São Paulo aos Gálatas: “È para a liberdade que Cristo nos libertou” (5,1)

Nosso caminho quaresmal não pode ser insensível a situações que atentam contra a dignidade da pessoa humana e seus direitos fundamentais.

Dicas para vivenciar bem a Quaresma

  Crie uma rotina de oração.

Separe pequenos momentos de alguns minutos ao longo do dia e reserve-os para rezar, pedindo, em especial, a graça da conversão, da caridade, da fé e da perseverança.

 

Silencie.

Quanto menos falamos, menos erramos. Procure evitar conversas desnecessárias. Fale menos. Eleve o pensamento a Deus. O silêncio nos permite refletir sobre nossa vida, nossas dificuldades… Visite o Senhor na Igreja e contemple-O.

 

Examine a consciência e se confesse.

A Igreja orienta que devemos comungar ao menos na Páscoa de Nosso Senhor. Por tanto, é importante uma boa confissão. Faça um exame de consciência. Veja os pecados que cometeu e comete e que ainda não foram confessados. Anote-os. Ore para que Deus lhe dê o arrependimento desses pecados e busque um sacerdote e a misericórdia de Deus pelo sacramento da Penitência.

 

 Pratique a caridade com mais empenho.

Visite os idosos, hospitais, etc. Empenhe-se em soluções para ajudar aqueles que necessitam de ajuda no dia a dia: colegas de trabalho, familiares… Não espere somente grandes oportunidades para exercer a caridade, pratique-a sempre!

 

Uma Santa Quaresma para todos!   Serviço de orientação religiosa CSCJ

COMMENTS